segunda-feira, 20 de maio de 2013

Madeira tropical certificada está em alta

Pela primeira vez, os elos entre produção, comercialização, consumo e potencial de mercado da madeira amazônica certificada FSC são estudados detalhadamente.
O funcionamento das relações já existentes, as demandas e as possibilidades para os produtos florestais manejados por comunidades foram analisados no estudo “Acertando o alvo 3: desvendando o mercado brasileiro de madeira amazônica certificada FSC”, do IMAFLORA, que foi coordenado pela engenheira florestal Patrícia Cota Gomes, coordenadora de projetos e mercados florestais, pelo engenheiro florestal Leonardo Sobral, gerente de certificação florestal, ambos do IMAFLORA e pelo consultor independente Marco Lentini.
O estudo é repleto de indicadores positivos, que apontam o potencial de crescimento do mercado para a madeira amazônica certificada no País. A expectativa de aumento no consumo para os próximos 3 anos é de 67%: “Isso é explicado pela vontade de acessar novos mercados, resposta de 50% dos entrevistados. A segunda razão, citada por 35%, é a preocupação com a imagem da empresa”, diz Patrícia. O crescimento de concessões florestais para particulares e obras como a construção de estádios para os eventos esportivos previstos para o próximo biênio também são citados por ela.

A base de dados utilizada é de 2011, e os números parciais de 2013 confirmam a tendência apontada, indicando que pode até ser superada. Foram contatados todos os empreendimentos florestais certificados, incluindo empresas e comunidades proprietárias de florestas, serrarias e indústrias consumidoras de madeira amazônica, com um surpreendente índice de participação nas entrevistas: 80%.

Expansão- Entre as empresas que acreditam no potencial de mercado do selo FSC e pretendem buscar a certificação florestal está a Batisflor Florestal. É a única empresa no Brasil licenciada para a exploração do mogno. São 190 mil hectares de floresta, em três municípios: Boca do Acre e Piauini, no Sul do Amazonas e Manoel Urbano, no Acre. Pronto para iniciar a derrubada do segundo lote da espécie, que deve render cerca de 40 mil m3 de madeira, Luis Rogério Oliveira, engenheiro florestal da Bastisflor, explica que a certificação FSC se insere em uma estratégia empresarial para ampliação de mercados. “também queremos dar ao nosso consumidor a garantia de que a madeira que ele compra respeita o meio ambiente, o trabalhador e tem uma origem legal”, diz ele.


Postado em 20 de maio de 2013
Veículo: http://imaflora.blogspot.com.br
Leia a matéria completa : http://imaflora.blogspot.com.br/2013/05/madeira-tropical-certificada-esta-em.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+Imaflora+(Imaflora)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Abertas inscrições para o “Curso sobre Certificação de Cadeia de Custódia FSC®”

Estão abertas, e seguem até o dia 24 de maio de 2013, as inscrições para o Curso sobre Certificação de Cadeia de Custódia FSC promovido pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) entre os dias01 e 02 de Agosto em sua sede localizada em Piracicaba (SP).
O curso baseado nos requerimentos do FSC (Forest Stewardship Council®, em português, Conselhode Manejo Florestal) para certificação de cadeia de custódia é direcionado a profissionais do setor florestal e indústria gráfica interessados em aprimorar seus conhecimentos nas normas, notas de esclarecimentos (ADVs) e políticas do sistema FSC, assim como, tomar conhecimento das atualizações e tendências para a certificação de cadeia de custódia.

Para mais informações acesse: imaflora.blogspot.com.br





quarta-feira, 8 de maio de 2013

O FSC® Forest Stewardship Council® ultrapassa mil certificados no Brasil

O FSC Brasil comemora mais de mil selos certificados de Manejo Florestal (FM) e Cadeia de Custódia (COC). O número mostra uma conscientização e reação das políticas de incentivo nesta área, em um crescente movimento nos últimos dez anos.

Hoje, o Brasil tem uma área total de mais de sete milhões de hectares de florestas certificadas, dos quais aproximadamente 3 milhões são de florestas nativas e 4 milhões de florestas plantadas.

O Brasil está posicionado em quinto lugar em área total certificada frente a outros países que compõem o selo FSC.

A certificação FSC é um sistema de garantia internacionalmente reconhecido, que identifica, através de sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do manejo florestal responsável. Todo empreendimento ligado às operações de manejo florestal e/ou à cadeia produtiva de produtos florestais, que cumpra com os Princípios e Critérios do FSC, pode ser certificado.

As duas principais modalidades de certificação são: Manejo Florestal (FM) – garante que a floresta seja manejada de forma responsável, de acordo com os Princípios e Critérios do FSC; e Cadeia de Custódia (COC) – garante a rastreabilidade desde a produção da matéria-prima que sai das florestas até chegar ao consumidor final.

Fonte: FSC

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Projeto Florestabilidade é mostrado na Feira do Livro em Belém

Cerca de 200 estudantes da rede pública puderam conhecer o projeto. A Ação é destinada à educação para o manejo florestal.


O projeto Florestabilidade, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e do Fundo Vale, com apoio do Serviço Florestal Brasileiro, foi apresentado a cerca de 200 estudantes que estudam em escolas das redes estadual e municipal no Pará.
O encontro aconteceu durante a programação da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, em palestras da programação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O conteúdo e a metodologia do projeto foi apresentado pela gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Andrea Margit; pelo gerente do Instituto Internacional de Educação, Manuel Amaral; e pelo coordenador de Educação Ambiental da Seduc, professor Augusto Ferreira.

O projeto é destinado à educação para o manejo florestal, a partir da formação de professores por meio da realização de oficinas, com objetivo de despertar nos jovens a vocação para gerir as florestas amazônicas. Este ano, as formações reuniram 840 professores do último ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio de escolas de 52 municípios. Agora, esses docentes participam de ações de tutoria e acompanhamento em que elaboram um projeto para a implementação do Kit Florestabilidade na escola.

O projeto chamou a atenção do estudante Yuri Bastos, 15 anos, do curso técnico em Meio Ambiente da Escola Bosque, na ilha de Outeiro. “Ainda não conhecia o Florestabilidade. Gostei muito do projeto, do vídeo que eles apresentaram e da forma que eles promovem a interação com a comunidade”, disse o estudante. Em Outeiro, apontou ele, é fácil notar agressões ao meio ambiente. “A gente vê pela estrada (que liga Icoaraci a Outeiro) e na própria ilha algumas indústrias que tiram madeira das margens dos rios. Isso está matando os nossos rios”, relatou.

Todo o material do projeto apresenta técnicas de manejos florestal de produtos madeireiros e não madeireiros e dos serviços ambientais, nas quais os povos das florestas são os protagonistas e os professores. O Kit Florestabilidade é composto por livros, programas de rádio, jogos educativos e vídeos.

Postado em 05 de maio de 2013
Veículo: http://g1.globo.com/pa/para/
Foto: Rai Pontes / Seduc
Leia na integra: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/05/projeto-florestabilidade-e-mostrado-na-feira-do-livro-em-belem.html

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Estudo mostra crescimento potencial do mercado para a madeira tropical certificada

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - acaba de concluir estudo inédito sobre o consumo da madeira amazônica certificada. O trabalho “Acertando o Alvo 3 – Desvendando o mercado brasileiro de madeira amazônica certificada FSC” traça, pela primeira vez, um amplo panorama do setor madeireiro certificado FSC na Amazônia brasileira e está disponível para download gratuito na página eletrônica do Imaflora.
O estudo foi elaborado com três objetivos principais:

  • Descrever as relações de mercado já existentes entre produtores e compradores de madeira certificada FSC;
  • Detectar oportunidades de mercado para a madeira certificada FSC e
  • Identificar demandas para os produtos com o selo FSC Comunitário, oriundos de comunidades formadas por populações tradicionais, que conquistaram a certificação.
Foram entrevistadas empresas e comunidades proprietárias de florestas, serrarias e indústrias consumidoras de madeira amazônica, certificadas ou não.

Contexto - O Brasil é o sexto país em área de florestas certificadas, com 6 milhões e 300 mil hectares, incluindo as matas nativas e as plantações destinadas às indústrias de papel e celulose. No entanto, as áreas de florestas naturais certificadas, respondem por apenas um quinto desse total. Em 2011, data base do estudo, o País contabilizava 16 florestas com a certificação FSC , produzindo cerca de 600 mil m3 de madeira em tora, originárias majoritariamente (86%) dos estados do Pará e Amazonas.

Conclusões – A engenheira florestal Patrícia Cota Gomes, que coordenou o estudo destaca o aumento da produção de madeira tropical certificada, estimado em 67%, nos próximos três anos.

Constata também o comportamento diferenciado do mercado, quando se tratada da madeira certificada e não certificada: enquanto 70% da madeira com o selo FSC é exportada, 80% da madeira tropical que não cumpriram os requisitos da certificação socioambiental ficam no Brasil.

O estado de São Paulo é o maior consumidor nacional de madeira certificada (14%), seguido pela região Nordeste (9%).

O estudo traz ainda informações quantificadas sobre o potencial aumento da demanda no mercado doméstico, interesse despertado pelas empresas na comercialização de produtos comunitários e quais os benefícios da certificação, na opinião das empresas, entre outros aspectos analisados.


Acesso o estudo no endereço abaixo.
http://www.imaflora.org/downloads/biblioteca/ebook_acertando_o_alvo_3.pdf
Publicado em 03 de maio de 2013
Veiculo: http://imaflora.blogspot.com.br