sábado, 16 de junho de 2012

Florestabilidade é lançado em programação da Rio+20



Forte de Copacabana, RJ (Foto: IEB)
No dia 14 de junho, no Forte de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, aconteceu o lançamento do projeto Florestabilidade, iniciativa da Fundação Roberto Marinho (FRM) e do Fundo Vale que busca despertar os jovens para as carreiras ligadas à gestão das florestas brasileiras e oferecer recursos pedagógicos para professores e técnicos, por meio de telecursos que abordarão a temática do manejo florestal. O evento ocorreu durante o projeto Humanidade 2012, que integra a programação paralela da Rio+20.


Lançamento do Florestabilidade  (Foto: Divulgação)

Presidente da FRM, José Roberto Marinho e Diretor executivo do FV Ricardo Piquet. (Foto: IEB)
Em discurso, o presidente da FRM, José Roberto Marinho, destacou o aspecto colaborativo que o Florestabilidade possui. “Esse projeto está buscando trazer o saber que vem dessas pessoas que já vivem na floresta, aliado ao conhecimento de pesquisadores e ONGs que já atuam lá. Através da tecnologia especial do Telecurso, poderemos devolver esse conhecimento para a população da Amazônia”. Além do presidente da Fundação, discursaram o diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Antônio Carlos Hummel; o governador do Pará, Simão Jatene, o governador do Amazonas, Omar Aziz, e o diretor executivo do Fundo Vale, Ricardo Piquet.


Governador do Pará, Simão Jatene (Foto: IEB)
A previsão é que os programas (aulas) estejam disponíveis no mês de setembro em escolas de 85 municípios dos estados do Pará, Amazonas e Acre. A expectativa é atender 180 mil alunos, sendo que seus professores terão como apoio didático jogos, plano de aula, livro do professor e um website interativo.

 “O Florestabilidade vem como uma luva em tudo aquilo que estamos fazendo para termos municípios felizes”, disse Simão Jatene, se referindo ao programa municípios verdes, implantado no Pará na busca por reduzir os índices de desmatamento no estado. Carlos Hummel, do SFB, também elogiou projeto da FRM com o Fundo Vale. Ele destacou que a iniciativa leva conhecimento a jovens da Amazônia e mostra a eles a viabilidade de produzir e conservar a floresta. “Atualmente o Brasil possui cerca de 300 milhões de hectares de terras públicas. Precisamos mudar seu paradigma do uso”, destacou Hummel (SFB) sobre a contribuição que o projeto pode dá ao panorama do manejo florestal.


Diretor do SFB, Antônio Carlos Hummel (Foto: IEB)
 Além de destacar a contribuição do projeto na capacitação e incentivo a formação de novos manejadores, Omar Aziz, governador do Amazonas, lembrou questões adicionais que devem ser levados em conta para que os produtos amazônicos sejam competitivos e o manejo da floresta seja feito de feito de forma sustentável. “Não há como ter desenvolvimento sem regularização fundiária”, ressaltou Aziz aos presentes, dentre os quais, jornalistas, secretários de estado e membros de ONG.


Governador do Amazonas,Omar Aziz (Foto: IEB)
 O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), representado pelo gerente do escritório regional em Belém, Manuel Amaral, integrou um grupo de diversas instituições governamentais e não governamentais que ajudaram a definir o conteúdo dos programas (aulas) do Florestabilidade. Os roteiros foram elaborados pela equipe da FRM juntamente com a produtora Conspiração que envolveu cerca de 40 profissionais na produção dos programas.












0 comentários:

Postar um comentário