Teses e Artigos





Avaliação da pressão humana na Reserva Extrativista Verde para Sempre no oeste do Pará
Heron Martins, Paulo Amaral, Katiuscia Fernandes e Rodney Salomão
Este estudo tem como objetivo diagnosticar a situação do desmatamento, ocorrência de fogo e abertura de estradas no entorno e no interior da ResEx Verde para Sempre, antes e após o decreto de sua criação.


Verde para Sempre: É preciso consolidar essa proposta
Manuel Amaral e Katiuscia Miranda
O estudo tem como objetivo diagnosticar a situação do desmatamento, ocorrência de fogo e abertura de estradas no entorno e no interior da ResEx Verde para Sempre, antes e após o decreto de sua criação.


Levantamento das regulamentações e normas existentes e de propostas e estudos referentes a diretrizes e parâmetros técnicos para elaboração e execução de planos de manejo florestal madeireiro e não madeireiros
Sandra Regina da Costa
Os resultados apresentados nesse relatório mostraram que os instrumentos legais construídos na esfera federal, não obstante a existência de dispositivos estaduais, continuam sendo empregados com muita frequência, o que demonstra, de certa forma, que o arcabouço federal, mesmo com a descentralização da gestão florestal, ainda é bastante usado na tentativa de buscar a conservação das florestas, por meio da determinação de medidas e procedimentos básicos para disciplinar o uso sustentável de seus recursos.


Recomendações e Propostas de adequação e normatização de diretrizes técnicas para o Manejo Florestal Comunitário e Familiar
Sandra Regina da Costa
Este relatório apresenta recomendações e propostas visando contribuir para o aprimoramento da regulamentação e proporcionar para os empreendedores florestais e órgãos ambientais um apanhado geral do status quo do manejo florestal para possibilitar a construção de novo(s) instrumento(s) técnico normativo(s) mais eficiente(s).


Políticas públicas e manejo comunitário de recursos naturais na Amazônia
José Heder Benatti; David G. McGrath; Ana Cristina Mendes de Oliveira
Este texto pretende descrever os principais resultados da pesquisa realizada no âmbito dos Projetos de Pesquisa Dirigida do Subprograma de Ciência e Tecnologia - SPC&T, Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil - PPG7,1 entre fevereiro de 2000 a junho de 2003. O trabalho contou com o apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, como instituição executora.
Michelliny Bentes-Gama, et.al.
São apresentados os principais avanços conseguidos até o momento com a formação de um grupo comunitário de estudo (GCE) local sobre manejo florestal comunitário, a realização de uma oficina de trabalho sobre os cenários futuros plausíveis com o manejo florestal no assentamento, e curso introdutório sobre manejo florestal sustentável, englobando a legislação florestal, e a importância e função de recursos madeireiros e não-madeireiros para a melhoria de suas estratégias de vida.


Ricardo Carrere
A conservação das florestas do mundo requer a adoção de uma série de medidas que impliquem uma mudança de rumo em relação ao atual modelo de destruição. Visto que tanto as causas diretas de degradação das florestas como as indiretas foram devidamente identificadas, o próximo passo consiste em adotar as medidas necessárias para a sua remoção.


Estudo da dinâmica da floresta manejada no projeto de manejo florestal comunitário do PC Pedro Peixoto na Amazônia Ocidental
Marcus Vinicio Neves d'Oliveira e Evaldo Muñoz Braz
Neste trabalho são apresentados resultados do estudo da dinâmica da floresta em um sistema de manejo florestal voltado para a pequena propriedade. O sistema prescreve ciclo de corte de 10 anos e taxa de corte de 10 m3.ha-1 e tração animal para o arraste. O crescimento da floresta de 1 m3.ha-1.ano-1 foi compatível com o ciclo e taxa de corte adotados. Os danos causados pela exploração representaram 5 % da área basal total, e a taxa de mortalidade quatro anos após a exploração foi 3,2 %


EdsonVidal, Philippe Waldhoff
Palestra em PowerPoint sobre a abordagem do Manejo Florestal Comunitário de uso múltiplo


Impactos Econômicos e Ambientais do Manejo Florestal Comunitário No Acre: Duas Experiências, Resultados Distintos
Carlos Alberto Franco e Lara Torchi Esteves 
Este trabalho visa fazer uma comparação entre os resultados econômicos e ambientais dos dois projetos (Projeto de Assentamento Agroextrativista Chico Mendes (PAE – Chico Mendes) e PAE Porto Dias, localizado no município de Acrelândia) no município de Xapurí,evidenciando suas características e resultados econômicos e ambientais distintos.


Manejo florestal comunitário do cacau nativo do Purus
CNPq – SAF/MDA
O projeto de pesquisa tem como objetivo primordial a elaboração, após três anos de levantamentos, do Plano de Manejo Florestal do cacau nativo que servirá de referência técnica para que os produtores extrativistas melhorem a produtividade e a qualidade do cacau.


Análise da legislação para a exploração florestal na Amazônia Legal e o manejo comunitário
Syglea Rejane Magalhães Lopes
O presente trabalho aborda os aspectos jurídicos referentes ao manejo florestal comunitário na Amazônia Legal. Trata-se da exploração florestal realizada por povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares. Apesar das políticas e programas implementados, desde a década de 90, para incentivá-los ao uso mais racional dos recursos florestais, esses trabalhadores queixam-se da pouca efetividade dessas iniciativas.


Manejo florestal: questões econômico-financeiras e ambientais. 
GARRIDO FILHA, Irene
O manejo da floresta Amazônica está previsto no Código Florestal de 1965, mas somente em 1994 foi exigida a exploração sob forma sustentável, o que não é cumprida por falta de controle do IBAMA, por não dispor de pessoal suficiente. Todavia, os principais obstáculos ao manejo florestal são os altos custos de sua implantação, em relação aos lucros da maior parte dos madeireiros, e, principalmente, a falta de pesquisas científicas básicas e aplicadas que garantam a regeneração das espécies extraídas pelo corte seletivo. As políticas públicas não têm priorizado os estudos científicos, que dariam base à exploração dos imensos recursos da Amazônia.


ESTUDOS EM MANEJO FLORESTAL: Experiência de Extensão Florestal na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, AM
André Luiz Menezes Vianna; Carlos Gabriel Koury; Eduardo Rizzo; Octavio Nogueira; Danielly da Mata
Este documento tem o objetivo de Avaliar a resposta da extensão florestal realizada pelo Idesam na RDS do Uatumã durante o primeiro ano de exploração madeireira.


Relatório da Mesa Redonda: Gestão e extensão florestal no Amazonas
Idesam
Foi realizado no dia 28 de novembro de 2011 a Mesa Redonda “Gestão e Extensão Florestal no Amazonas”. A Mesa Redonda teve como objetivo nivelar a situação atual e propor sugestões para a elaboração da Lei de Gestão de Florestas do Amazonas, que está sendo elaborada pela SEAFE/SDS, assim com, promover a discussão do licenciamento e da extensão florestal do estado.


Manejo Florestal Comunitário e Familiar: percepções de pequenos produtores rurais na BR-163 e BR-230, Pará
Ana Luiza Violato Espada, Driss Ezzine de Blas, Moisés Mourão Jr., Plinio Sist
O estudo analisa as percepções de assentados rurais quanto às relações entre os atores locais e regionais que atuam nos assentamentos e que estão envolvidos de alguma forma no manejo florestal madeireiro na região da BR-163 e da BR-230, estado do Pará. O estudo objetivou identificar, segundo visão dos entrevistados, os tipos de relações entre os atores envolvidos no manejo florestal de forma que possam ser discutidas na implementação de políticas públicas, notadamente o fortalecendo do Programa Federal de Manejo Florestal Comunitário e Familiar criado pelo Decreto 6.874/2009.
 

Avaliação Financeira do Manejo Florestal Comunitário 
Gabriel Medina, BennoPokorny
Esse estudo feito com oito iniciativas de MFC revelou que a viabilidade financeira dos modelos atuais é bastante limitada. Um debate crítico sobre o potencial desses modelos técnicos externos precisa ser feito buscando ajustar as propostas aos interesses e capacidades das comunidades.


Produtos florestais não madeireiros: importância e manejo sustentável da floresta
Nilton Cesar Fiedler, Thelma Shirlen Soares, Gilson Fernandes da Silva
A extração de produtos florestais não madeireiros no Brasil tem apresentado, a cada dia, grande importância social, econômica e ambiental, já que atua prioritariamente em pequenas propriedades e preserva parte importante da biodiversidade das florestas nativas. No entanto, as políticas públicas e o desenvolvimento científico devem estar voltados para disponibilizar, a estes projetos de extração, meios que permitam a manutenção de suas atividades sem que haja comprometimento de sua viabilidade e sustentabilidade econômica, social e ambiental. Portanto, o objetivo deste trabalho é reunir e discutir as informações a respeito dos produtos florestais não madeireiros em relação sua importância e seu potencial.


Certificação florestal: como aumentar a participação dos movimentos sociais e diminuir os impactos às comunidades
Manuel Amaral e Marcelo Carneiro
Este texto apresenta, resumidamente, algumas reflexões sobre estas questões, a partir de discussões realizadas junto a organizações ligadas ao movimentosocial e instituições ambientais na Amazônia.


Sistemas locais de apropriação dos recursos e suas implicações para projetos de manejo comunitário: um estudo de caso numa comunidade tradicional da floresta nacional do tapajós – PA
Renata Mauro Freire
O objetivo desta dissertação é analisar, a partir de um estudo de caso em uma comunidade tradicional da FLONA do Tapajós, os sistemas locais de apropriação e uso dos recursos e suas implicações para os projetos de manejo comunitário. Foram utilizados métodos convencionais e participativos, com ênfase no mapeamento comunitário. 


Monitoramento de indicadores de manejo florestal na Amazônia legal utilizando sensoriamento remoto
André Luiz Silva Monteiro
Esta tese teve o objetivo de avaliar o potencial das imagens LANDSAT, ASTER e IKONOS para detectar e monitorar indicadores de manejo florestal.


Dissertação de mestrado elaborada em 2000 sobre o uso florestal nas várzeas do Lontra da Pedreira, na Costa Amapaense.