quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Resex Verde Para Sempre passa por Vistoria Técnica para certificação florestal FSC

Entre os dias 08 e 10 de outubro, três auditores do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e uma técnica do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), acompanharam as atividades de Manejo Florestal Comunitário da Associação Comunitária de Desenvolvimento Sustentável do Rio Arimum (ACDSRA), localizada na Resex Verde para Sempre, em Porto de Moz, PA. A Vistoria Técnica foi um desdobramento da Oficina de Sensibilização para a certificação florestal, realizada na comunidade em junho, pelo IEB, em parceria com o Conselho de Manejo Florestal (FSC Brasil).
A vistoria focou nas atividades madeireiras e incluiu visitas às atividades de derruba e arraste das toras, planejamento de arraste, pátios, estradas, acompanhamento do romaneio, condições de segurança e saúde dos trabalhadores, cumprimento das leis e documentação. A visita ainda envolveu monitoramento das atividades em geral, e promoveu vários momentos de reuniões individuais com a direção da Associação e com os manejadores.
Segundo a coordenadora de projetos do IEB, Katia Carvalheiro, que acompanhou a vistoria, a associação terá de fazer vários ajustes para estar apta a se certificar, mas pode contar com o apoio de alguns parceiros. “A associação será apoiada pelo Fundo Social do FSC Internacional, ao qual submeteu uma proposta e aguardam a resposta ainda este ano. Além disso, contam com apoio do IEB para capacitações e intercâmbios”, explica a coordenadora.
Em breve, o Imaflora deverá entregar o relatório da Vistoria Técnica para que a associação avalie se investirá ou não no processo de certificação. Caso decida investir, o Instituto fará uma auditoria para a certificação. Os custos diretos com a vistoria técnica e a auditoria estão sendo apoiados pelo Fundo Social do Imaflora.

A associação
Localizada às margens do Rio Arimum, a ACDSRA é composta por 48 famílias e é a detentora do Plano de Manejo Florestal Comunitário, realizado em uma área coletiva de 4.233 ha, denominada de Projeto Maçaranduba, que foi subdividida em 21 Unidades de Produção Anual (UPAs), com cerca de 200 ha cada. É a própria associação que coordena e executa as atividades de manejo florestal de baixo impacto, terceirizando para uma empresa as atividades de arraste das toras.
Além da área coletiva, cada família da ACDSRA detém uma área de 100 ha para atividades agrícolas, extrativistas, e de plantios e criação de animais. As principais atividades produtivas das famílias são a agricultura e o extrativismo.  Na RESEX Verde para Sempre, criada em 2004, outros cinco Planos de Manejo Florestal Comunitários estão iniciando sua execução.

Fonte: IEB

0 comentários:

Postar um comentário