domingo, 15 de janeiro de 2012

Manejo de pirarucu na RDS Piagaçu-Purus protege espécie

Governo do Amazonas incentiva o manejo sustentável do pirarucu em comunidades localizadas dentro de Unidades de Conservação (UCs) estaduais, com o objetivo de gerar oportunidade de renda com esta atividade.
No final do ano passado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), apoiou o manejo realizado pelos pescadores das comunidades de Pinheiro e Nossa Senhora do Livramento (Lago do Ayapuá) e comunidades Cauã/Cuiuanã, todas localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, e comunidades da Vila do Itapuru, localizada na área de entorno. A ação contabilizou 241 espécies manejadas, aproximadamente, 11,3 toneladas de pirarucus, envolvendo 83 famílias, com uma renda de R$ 56.231,49 ao ano/famílias.
O processo de manejo na área foi uma iniciativa dos moradores da comunidade de Itapuru, onde moram 90 famílias. A partir daí a atividade se estendeu para as comunidades que estão dentro da Reserva, envolvendo e beneficiando 83 famílias, viabilizando uma renda extra no final do ano de 2010.

Veiculo: m.d24am.com
Publicado em 15 de janeiro de 2012
Leia na integra: http://m.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/manejo-de-pirarucu-na-rds-piagacupurus-protege-especie/47392

0 comentários:

Postar um comentário