quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Desafios e oportunidades para a certificação comunitária é tema de curso em Santarém


Com o objetivo de disseminar o processo de certificação florestal comunitária na Amazônia, o FSC Brasil e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) firmaram um acordo de cooperação técnica para fomentar a capacitação e a divulgação do manejo florestal sustentável a partir da certificação comunitária. Como parte dessa ação está sendo realizado (de 2 a 4 de outubro) na sede do projeto Ambé, em Santarém (PA), o curso intitulado “Desafios e oportunidades para a certificação comunitária”.

Foto: Coomflona 2011/ Acervo IEB
O Objetivo do curso, promovido pelo FSC Brasil e pelo Instituto Internacional de Educação  do Brasil (IEB), é apresentar e discutir com os integrantes da Cooperativa Mista Agroextrativista Flona do Tapajós, os desafios e oportunidades para a certificação florestal comunitária, bem como, realizar um planejamento estratégico, de curto e médio prazo, para que os integrantes da cooperativa acessem mercados certificados para a sua produção. O evento reúne além de representantes do IEB, do FSC Brasil e do SFB, 20 manejadores do Projeto Ambé, diretores e equipe técnica da COOMFLONA.

O primeiro curso aconteceu no Acre em abril de 2012, junto à integrantes da Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta), e teve o objetivo de promover um diálogo entre a experiência de manejo florestal comunitário certificado da cooperativa e os movimentos da economia solidária e comércio justo e solidário, para apoiar no debate sobre dois dos principais desafios da cooperativa nos dias de hoje: viabilidade econômica e organização política do grupo.

0 comentários:

Postar um comentário