sexta-feira, 28 de setembro de 2012

JURUTI: Comunitários participam de oficina de manejo florestal


Acontece em Juruti, no sítio Seiva da Vida, uma oficina de Manejo Florestal Comunitário, que tem como público alvo os integrantes dos projetos de assentamento do município. A oficina ocorre nesta quarta e quinta-feira (26 a 27 de setembro), e foi articulada pelo Ministério Público de Juruti, por meio da promotora de justiça Lilian Regina Furtado Braga, a pedido dos comunitários.

Doze projetos de assentamento, dos quais fazem parte comunidades tradicionais que tem como objetivo fazer o uso sustentável dos recursos ambientais de seus territórios, foram convidados para o evento.

A promotoria de Juruti, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) e o Grupo Técnico Interdisciplinar (GTI) do MP Estadual, articulou a realização da oficina com o Instituto Floresta Tropical (IFT), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Emater e Serviço Florestal Brasileiro.

As discussões serão a partir das experiências que já existem na Amazônia, com apresentação da legislação e capacitação técnica para realização de manejo. No primeiro dia da oficina aconteceu pela manhã a troca de experiências entre os manejadores. À tarde, os temas foram legislação, plano de utilização e governança florestal.

Na manhã desta quinta-feira foi apresentado o exemplo técnico de manejo florestal pelo IFT e Imaflora, e à tarde acontece o exercício de Zoneamento, a partir das imagens das próprias comunidades.

Os projetos de assentamento convidados a participar da oficina foram: Peaex Curumucuri (Acoglec), PAE Juruti Velho (Acojurve), Peaex Mamuru (Aprim), gleba Nova Olinda III (ACPRM), PAE Socó (Apras), PAE Paraná, PAE Santa Rita, PAE Balaio, PAE Ilha do Valha-me Deus, PAE Salé, PA Esperança, Peaex Aruã.

Veículo: http://www.mp.pa.gov.br/index.php?action=Menu.interna&id=1590&class=N
Publicado: 27 de setembro de 2012
Texto: Lila Bemerguy, do polo baixo amazonas
Fotos: PJ de Juruti

0 comentários:

Postar um comentário