Acontece em Juruti, no sítio Seiva da Vida, uma oficina de Manejo Florestal Comunitário, que tem como público alvo os integrantes dos projetos de assentamento do município. A oficina ocorre nesta quarta e quinta-feira (26 a 27 de setembro), e foi articulada pelo Ministério Público de Juruti, por meio da promotora de justiça Lilian Regina Furtado Braga, a pedido dos comunitários.
Doze projetos de assentamento, dos quais fazem parte comunidades tradicionais que tem como objetivo fazer o uso sustentável dos recursos ambientais de seus territórios, foram convidados para o evento.
A promotoria de Juruti, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) e o Grupo Técnico Interdisciplinar (GTI) do MP Estadual, articulou a realização da oficina com o Instituto Floresta Tropical (IFT), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Emater e Serviço Florestal Brasileiro.
As discussões serão a partir das experiências que já existem na Amazônia, com apresentação da legislação e capacitação técnica para realização de manejo. No primeiro dia da oficina aconteceu pela manhã a troca de experiências entre os manejadores. À tarde, os temas foram legislação, plano de utilização e governança florestal.
Na manhã desta quinta-feira foi apresentado o exemplo técnico de manejo florestal pelo IFT e Imaflora, e à tarde acontece o exercício de Zoneamento, a partir das imagens das próprias comunidades.
Os projetos de assentamento convidados a participar da oficina foram: Peaex Curumucuri (Acoglec), PAE Juruti Velho (Acojurve), Peaex Mamuru (Aprim), gleba Nova Olinda III (ACPRM), PAE Socó (Apras), PAE Paraná, PAE Santa Rita, PAE Balaio, PAE Ilha do Valha-me Deus, PAE Salé, PA Esperança, Peaex Aruã.
Veículo: http://www.mp.pa.gov.br/index.php?action=Menu.interna&id=1590&class=N
Publicado: 27 de setembro de 2012
Texto: Lila Bemerguy, do polo baixo amazonas
Fotos: PJ de Juruti
0 comentários:
Postar um comentário