quarta-feira, 12 de março de 2014

Edital seleciona para Formação em Manejo Florestal Comunitário

Jovens e adultos tem até o final do mês de março para se inscrever no Curso de Formação de lideranças em Manejo Florestal Comunitário. O Curso é uma iniciativa do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Castanhal, e tem como objetivo formar lideranças em conhecimentos sobre os aspectos técnicos, organizacionais, políticos e culturais, fortalecendo o Manejo Florestal Comunitário e Familiar e a Governança Florestal no Pará.

O Curso terá a duração de oito meses e será realizado com base na Alternância Pedagógica, onde os tempos e espaços de formação comunidade-escola serão alternados, visando uma problematização da realidade e reflexão a partir dos conhecimentos técnicos-científicos aprendidos durante a realização das etapas de formação. Serão quatro Encontros Formativos, divididos em quatro eixos temáticos, são eles: Noções básicas sobre Governança Florestal; Aspectos técnicos do Manejo Florestal Comunitário; Gestão de empreendimentos comunitários e Políticas públicas.

Serão selecionados 25 lideranças (jovens e adultos), residentes em localidades rurais nos municípios dos territórios da BR163 e Transamazônica no Estado do Pará. Para participar, o candidato precisa ter atuação em comunidades tradicionais e agricultores familiares, localizados em Unidades de Conservação, Assentamentos da reforma Agrária e áreas em processo de regularização fundiária e/ou atuação na implementação de planos de manejo florestal. O edital também prevê a participação de candidatos que possuam vínculo direto com organizações comunitárias e experiência de atuação nas Redes de Formação dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de março de 2014, através do e-mail belem@iieb.org.br, ou por correspondência. A documentação necessária consiste em Ficha de Inscrição e Carta de apresentação da organização na qual o candidato faz parte, contendo sua liberação para participar de todas as etapas do Curso. O resultado final será divulgado no dia 04 de abril de 2014 e o primeiro Encontro Formativo acontece de 24 a 27 de abril de 2014.
Acesse o edital e a ficha de inscrição do curso: http://www.iieb.org.br/index.php/notcias/edital-seleciona-para-formacao-em-manejo-florestal-comunitar/

0 comentários:

Postar um comentário