quarta-feira, 12 de março de 2014

Gestão Florestal é tema de oficina no Marajó

As turmas de Gurupá, Breves e Afúa acabam de passar pela primeira etapa da oficina em Manejo Florestal no Marajó promovida pelo IEB, que ocorreu no período de 04 á 06 de fevereiro de 2014, na sede da Casa Familiar Rural de Gurupá, rio Uruaí. A formação teve como objetivo fornecer elementos teóricos e práticos que subsidiem a instrumentalização de planos de manejo e fortalecimento do manejo florestal no território do Marajó - processos ligados a gestão florestal.
Durante a oficina, a Assistente de Projetos do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Loyanne Feitosa, apresentou noções sobre Agroecologia e desenvolvimento sustentável. O grupo também pôde aprender sobre organização social, plano de uso, regularização fundiária, planejamento e capacitação para o manejo e transformação e beneficiamento de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, através da apresentação do Engenheiro Florestal, Carlos Augusto. A oficina encerrou com a realização de trabalhos em grupo, onde os participantes usaram exemplos da sua realidade para discutir sobre valorização da floresta e cadeias de valor.

O participante Ricardo Júnior, da Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas de Gurupá (COOPAG), conta que os aprendizados adquiridos durante a oficina lhe fizeram enxergar a floresta com outros olhos. “A gente olhava para a floresta e achava que não tinha mais o que tirar dela e assim acabava procurando emprego e sustento no meio urbano, mas essa oficina mostrou que a floresta ainda tem muito mais a oferecer e que é possível tirar dela todo o nosso sustento, é possível viver a partir dela. A oficina abriu nossos olhos para a abundância de recursos naturais de que dispomos, principalmente com relação ao nosso potencial hídrico e madeireiro”, relata Ricardo.

Ao todo, estiveram presentes 23 participantes, entre gestores públicos municipais, lideranças, presidentes de associações, sindicato dos trabalhadores rurais, técnicos, representantes de organizações comunitárias e agricultores familiares. Ao final, foram sorteados para os participantes alguns exemplares de publicações do IEB, como "Manejo Florestal Comunitário e Familiar" e "Relações entre empresas, governos e comunidades na Amazônia: reflexões e propostas".

Essa oficina faz parte do projeto de Fortalecimento da Gestão dos Recursos Naturais no Marajó, que foi implementado pelo IEB em 2013 e pretende atuar através da formação de lideranças Agroextrativistas e do fortalecimento da governança Florestal e das Unidades de Conservação. A segunda etapa da Oficina será realizada em Portel, entre os dias 13 e 15 de maio, a turma será formada por participantes dos municípios de Melgaço, Curralinho, Portel e São Sebastião da Boa Vista.

0 comentários:

Postar um comentário