sexta-feira, 21 de março de 2014

Manejo da fauna e flora amazônicas são tema de novas publicações do Instituto Mamirauá

Para disseminar práticas sustentáveis de manejo de recursos naturais, o Instituto Mamirauá acaba de lançar três publicações visando orientar manejadores ou assessorias técnicas na implementação desses processos. Os materiais estão voltados para orientar interessados em manejo de jacarés, manejo florestal e manejo de pirarucus. As três iniciativas são baseadas em experiências desenvolvidas nas Reservas Mamirauá e Amanã.

Dando continuidade à série de protocolos de manejo de recursos naturais do Instituto Mamirauá, “Construindo as bases para um Sistema de Manejo Participativo dos Jacarés Amazônicos” baseou-se em processos experimentais em dois setores da Reserva Mamirauá: Jarauá e Aranapu. A proposta aborda critérios e orientações para definir as primeiras fases da estruturação do manejo de jacarés com envolvimento e participação das comunidades.

Na opinião do pesquisador do Instituto Mamirauá Robinson Botero-Arias, um dos autores do protocolo, o documento foi estruturado tendo como base as legislações estadual e federal, assim como os critérios biológicos e sociais que regem o plano de gestão da Reserva Mamirauá. “O objetivo do protocolo de manejo de jacarés é apresentar de forma clara e estruturada os critérios e as diretrizes para construção e implementação de um sistema de manejo de jacarés, com base comunitária”, comentou o pesquisador.
Veiculado em 17 de março de 2014
Leia na integra: http://acritica.uol.com.br/amazonia/Manejo-amazonicas-publicacoes-Instituto-Mamiraua_0_1103289692.html

0 comentários:

Postar um comentário