sexta-feira, 11 de maio de 2012

Plantio direto e manejo florestal são os temas das duas novas Árvores do Conhecimento

Intensificar esforços para a mitigação dos riscos ambientais, e reduzir as emissões de gases de efeito estufa – principalmente o gás carbônico (CO2), bem como do uso de combustíveis fósseis, são alguns dos objetivos da Embrapa em sintonia com a agenda mundial para o desenvolvimento sustentável a ser debatida na Rio +20. Nessa perspectiva, a Embrapa lançou, em seu 39º aniversário, duas novas Árvores do Conhecimento (AC) temáticas na Agência de Informação Embrapa: a AC Sistema Plantio Direto e a AC Manejo Florestal.

A nova Árvore do Conhecimento Manejo Florestal, resultado da parceria entre a Embrapa Acre (Rio Branco, AC), a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), oferece informações validadas da pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa e parceiros sobre manejo florestal empresarial, manejo florestal comunitário, e manejo florestal não madeireiro. ara um dos autores da AC Manejo Florestal, o pesquisador da Embrapa Acre, Luís Cláudio de Oliveira, a publicação da árvore é uma oportunidade de divulgação dos modelos de manejo florestal para um público amplo e em ambiente Web. “Normalmente, as florestas são reconhecidas pelo seu papel ambiental e social. A Árvore do Conhecimento do Manejo Florestal é uma forma de destacar o valor econômico da floresta e como a pesquisa científica tem contribuído para o uso sustentável deste recurso natural e abundante no País”, afirma.

Já a Árvore do Conhecimento Sistema Plantio Direto, publicada em parceria entre a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), a Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Informática Agropecuária, oferece aos usuários – produtores, extensionistas, técnicos, agentes de pesquisa, estudantes e outros interessados nas atividades agropecuárias – informações sobre técnicas de exploração conservacionista para seu empreendimento rural.


Veiculo: http://www.cenariomt.com.br
Publicado em 09 de maio de 2012
Leia na integra: http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=190305&codDep=6

0 comentários:

Postar um comentário