sexta-feira, 13 de abril de 2012

WWF-Brasil traz novas propostas ao manejo sustentável de florestas

“A mudança deve partir de uma pessoa e sempre por meio de planejamento para que a sustentabilidade seja perpétua” é o que acredita Maximiliano Roncoletta, engenheiro florestal da WWF-Brasil que chega ao Três Lagoas Florestal hoje para ministrar a palestra: O papel das florestas plantadas na visão do WWF Brasil. Junto à Roncoletta também estão Júlia Correa Boock e Júlio César Sampaio da Silva analistas e engenheiros da WWF.
WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com o objetivo de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. A organização trabalha junto à região de Três Lagoas com o intuito de conscientizar o empreendedor quanto ao manejo sustentável florestal.
O trabalho visa promover ações efetivas associadas à produção florestal, ampliando a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente, o que gera benefícios para comunidade e empreendedores. De acordo com Roncoletta o trabalho sustentável parte de uma questão logística que prioriza a paisagem de biomas e a manutenção de florestas nativas remanescentes para a garantia de que o empreendimento florestal seja permanente e sustentável. “Passarinho não olha a cerca. Deve-se respeitar as delimitações naturais, construir corredores e regiões de preservação de fauna e flora” afirma ele. A palestra será realizada hoje, a partir das 17h50, no auditório da Três Lagoas Florestal.

CERTIFICADO DE MANEJO FLORESTAL
Entre as pautas da palestra está a divulgação da proposta de um novo padrão de certificação manejo florestal. A Certificação é uma exigência nacional sob a garantia de uma manejo ecologicamente consciente, respeitando as necessidades de preservação da fauna e flora de cada bioma nacional. Entre as mudanças está as facilitação burocrática do pequeno empreendedor florestal.

DIÁLOGO FLORESTAL
Participaram também, os representantes da WWF do Diálogo Florestal. Iniciativa da organização em estabelecer contato e mediação entre as indústrias de base florestal, o pequeno empreendedor e a comunidade da conscientização e na incorporação de novas posturas sustentáveis à rotina. De acordo com a engenheira Boock Três Lagoas vêm se mostrando muito receptiva às propostas, e acredita que a região trará iniciativas de vanguarda á logística sustentável. Boock também destacou a necessidade do segmento incorporar parceria com os carvoejadores da região.

Veículo: http://painelflorestal.com.br
Publicado em 12 de Abril de 2012
Leia na íntegra: http://painelflorestal.com.br/noticias/tres-lagoas-florestal/14672/wwf-brasil-traz-novas-propostas-ao-manejo-sustentavel-de-florestas

0 comentários:

Postar um comentário